Acciones de Petrobras

no avatar
elcho123

Acciones de Petrobras

Jue May 31, 2018 2:30 am

Hola para los que esta en la lista de Alertas de Inversion les llego el tip para invertir en acciones de Petrobras que ultimamente han bajado bastante debido a varios problemas que se presentaron en estas dos semanas.

que opinan ??? sera buena opcion entrar ahora y esperar a que tenga alguna suba en el corto plazo ???

Rorro
Site Admin

Re: Acciones de Petrobras

Jue May 31, 2018 11:45 am

Hola!
Ojo, yo no dije que había que invertir, dije que había un "disturbio en la fuerza" y eso puede ser una oportunidad :)

Yo lo estoy siguiendo mucho el tema. El día que mandé la alerta subió de 11 a 12, luego se quedó ahí yendo y viniendo.

Mirá este informe de una empresa brasilera, que presenta tres opciones

O Felipe sugeriu que eu falasse com bons gestores de fundos de ações para trazer a você, investidor de Petrobras, alguma visibilidade nesta hora. A boa notícia: falei. A má: não sei se vai ajudar muito.

Entrei em contato com dez grandes investidores de ações que admiro muito. Sete não quiseram se manifestar ou enviaram respostas lacônicas – ou perdi popularidade de um dia para o outro ou não há nada a dizer mesmo. Não sei qual das duas opções me deixa mais incomodada.

Três desses gestores – que procurei porque tinham Petrobras no portfólio da última vez que conversamos – responderam de forma mais contundente: um zerou, outro diminuiu a posição, outro comprou mais. Ou seja, tudo o que posso fazer hoje por você é apresen

Por que ficar de fora de Petrobras?

A estatal foi por muito tempo a segunda maior posição dos fundos de ações da XP. A gestora tinha vendido tudo pouco tempo antes de o presidente da Petrobras, Pedro Parente, anunciar que reduziria o preço do diesel em 10 por cento nas refinarias – colocando em dúvida a ausência de ingerência política na companhia.

João Braga, cogestor de fundos de ações da XP, diz que a decisão tinha sido tomada pelo sentimento de que o preço já tinha andado demais. E decidiu continuar de fora. “O preço certamente reflete que a fórmula de preços é mutável. Eu não estou fazendo nada: nem comprado, nem vendido, muito pelo contrário”, brincou ele.

Isso não significa, entretanto, que a equipe ficou desanimada com a Bolsa como um todo. Pelo contrário. Acaba de zerar a defesa da carteira, pela impressão de que a queda em vários papéis foi exagerada. Agora a caça é por ações que caíram contaminadas pelo estresse de Petrobras, mas sem motivo para tal. É o caso, para eles, de Banco do Brasil.

Por que reduzir a posição em Petrobras?

“Estava se colocando muito pouco peso para ingerência política”, diz Hegler Horta, gestor de ações da Kapitalo. A casa está hoje com um quarto da posição que chegou a ter nos últimos meses em Petrobras, construída em grande parte via opções. “Acho que a ação está barata, mas não dá para ter a mesma posição de antes”, afirma.

O conflito é: as planilhas mostram a estatal muito barata, mas as premissas podem mudar muito, a depender em grande parte do cenário eleitoral. E os posicionamentos dos candidatos à Presidência nos últimos dias não foram capazes de tranquilizar a equipe.

Para Hegler, uma solução potencialmente boa – que não está aparecendo nas discussões – é a privatização do refino. Ele faz uma comparação simples: quando o preço do trigo sobe internacionalmente, o da farinha também sobe, e assim a alta chega às padarias. “Nunca vi alguém reclamar que a alta do pãozinho é uma maldade de alguém. Como a Petrobras é uma estatal, acontece exatamente a mesma coisa, mas as pessoas veem o aumento de preço como um ônus do governo.”

Apesar das incertezas, principalmente políticas, a gestora decidiu manter uma posição em Petrobras, ainda que pequena, pelo fato de a empresa ter tido muito pouco prejuízo de fato até agora com todo o ocorrido.

O governo já se comprometeu a indenizar a Petrobras pelos descontos no diesel que ultrapassarem 15 dias. Ainda que os detalhes não estejam claros, Hegler tem expectativas positivas sobre as decisões do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia. “Ele é um cara muito razoável, entende que não pode deixar a empresa ter um prejuízo.”

Por que comprar mais Petrobras?

Henrique Bredda, gestor da Alaska, decidiu aumentar a posição em meio à queda depois de fazer contas: “Para a Petrobras, isso vai custar 100 milhões de reais, o que é 0,03 por cento do valor da companhia”, disse. Pelos cálculos dele, a queda nos preços ultrapassaria cem vezes a justificada pelo prejuízo. “Não muda nada nossa opinião sobre o case”, disse já no primeiro dia de derrocada na Bolsa.

Os riscos políticos justificam uma correção de preço, mas o movimento recente foi excessivo também na opinião de Frederico Sampaio, diretor de investimentos de renda variável da gestora global Franklin Templeton, que escreveu uma nota à imprensa. Nela, o gestor destaca que, depois de anos de investimentos pesados para desenvolver oito sistemas de produção no pré-sal, a Petrobras finalmente vai receber os equipamentos que vão permitir aumentar sua produção de óleo no país.

Se tudo ocorrer conforme o previsto, a companhia espera aumento de 20 por cento na produção em 2019. A projeção da Franklin é mais cautelosa: 12 por cento. “Ainda assim, a geração de caixa para o acionista em 2019 será muito forte (30 por cento do seu valor de mercado atual”, escreve Frederico. Para ele, o preço da ação é bastante atraente na comparação com os resultados previstos para a estatal.

no avatar
diegofiorentin

Jue May 31, 2018 8:29 pm

Consulte con un amigo economista de SP.

Me dijo que en el largo plazo puede ser una buena inversión.

PERO, dado que este año hay elecciones en Brasil, puede pasar cualquier cosa en el corto plazo.

Rorro
Site Admin

Vie Jun 01, 2018 6:05 pm

Hoy renunció el presidente de PBR y bajó cómo 10 puntos

Lindo momento para entrar

Rorro
Site Admin

Vie Jun 01, 2018 6:05 pm

diegofiorentin escribió:
Jue May 31, 2018 8:29 pm
Consulte con un amigo economista de SP.

Me dijo que en el largo plazo puede ser una buena inversión.

PERO, dado que este año hay elecciones en Brasil, puede pasar cualquier cosa en el corto plazo.
Si, esto es para largo plazo, seguro

no avatar
gcosta815

Mar Jun 12, 2018 3:58 pm

Consulta, ¿Alguno analizó la empresa en detalle y llegó a la conclusión de que el negocio va a andar bien en el largo plazo? ¿O están haciendo suposiciones mirando únicamente las noticias y la gráfica del precio de la acción? Saludos

Rorro
Site Admin

Mar Jun 12, 2018 6:59 pm

Yo no se lo suficiente de análisis fundamental como para poder hacerlo.

no avatar
diegofiorentin

Mar Jun 12, 2018 7:27 pm

Yo me asesore con un economista Brasilero que conoce la empresa.

El precio está basatante por abajo de lo que se espera de Petrobras.
Pero dado que este año hay un elecciones en Brasil, y el clima politico no es el mejor, puede pasar cualquier cosa.

no avatar
gcosta815

Mié Jun 13, 2018 2:25 pm

Hacer predicciones sin un análisis fundamental de fondo me parece es estar medio regalado. Ahora, asesorándose con alguien que la tenga clara, ahí sí le encuentro más sentido.

no avatar
fabo80

Mié Jun 13, 2018 8:38 pm

La pregunta que me hago siempre es como saber si alguien la tiene clara o no. Es un serio la pregunta :?

Responder